terça-feira, janeiro 31, 2006

Ilusões do tempo que não é!

. Há já uns bons anos que li, pela primeira vez, a “Era do Vazio”, de Gilles Lipovetsky, esse professor de filosofia que Adriano Moreira também quis ler, apresentada a obra pela minha mão no final de uma das suas aulas de Ciência Política.

. "Era" esta a nossa em que, com um novo individualismo, trata de instaurar uma ordem de indivíduos conformados a uma uniformidade de orientações redefinidas para as grandes massas anónimas. Colectivismo neo-liberal ou individualismo neo-colectivista, eis um paradoxo assente no dilema do indivíduo colectivamente conformado, ou da colectividade individualmente massificada.

. Mas dificilmente será uma colectividade humanamente socializada, porquanto muitos dos objectivos e interesses institucionalizados têm origem em fontes que transcendem a consciência dos destinatários, quando não se apresentam como as verdadeiras origens de uma clandestinidade não marginalizada e, por isso, de ilegítima usurpação do poder, porque não participada. Assim sendo, antidemocrática.



. ‘La pensée du jour’: Só se reclama o passado com um presente sem horizontes e um vazio como futuro!