terça-feira, fevereiro 28, 2006

A pandemia dos cifrões

Gripes, viroses, profilaxia e riqueza, saúde e pobreza, com superversão de "Dallas", em época de neo-coincineração.

Confesso que também estou engripado, mas daquelas de trazer por casa, e por isso, deitadinho na cama a ver as novas (?) TV, apercebo-me das homilias de segunda pós fim-de-semana cheio de cólera angolana, temperada com um pouco de hipocrisia persa (iraniana) e a carranquice do Hammas, q. b., por não tocar no "$orgaão" da UE, não vão as armas torcer com os varões mal assinalados por sufrágio inoportuno (?); com os franceses a dizimarem o H5N1, em plenas mini-férias lusas - até daria para visitarmos os nossos frères francious, aprendendo algo sobre profilaxia, não vá o erário público deste bocado de terra à beira mar plantado definhar e, a bem da nação, nos aparecer por aí uma estirpe de algibeira, que é dizer daquelas que, à portuguesa, nos levará o "$orgão" da UE, em jeito de mais uma seca de inverno, não vão as armas torcer com os barões mal assinalados ... .

Enfim, na minha rica caminha, lá vou eu vendo que, se apenas dá cólera a quem não tem água potável, nem infraestruturas sanitárias, então o Tarzan deveria ter morrido de uma valente diarreia, os ciganos (que me perdoem o oportuno exemplo) há muito estatriam extintos pela sobre exposição aos elementos da "natural" exclusão social, as camadas etárias mais novas assim expostas não poderiam sair à rua (não teriam incrementado a potenciação da produção de anticorpos) dado o seu imaturo desenvolvimento imunitário, os exageros antisépticos já nos teriam hiperdesimunizado, etc., etc. . Com a promessa de uma super adaptação, agora para cinema, da já esquecida série "Dallas", não vá o povinho deixar de idolatrar tão importantes personagens, autênticos ícones da coltura oxidental, tão cheias de petróleo que nem era preciso invadir Portugal, ..., sim, porque qualquer dia levam-nos o das Berlengas, isto se o Belmirinho não chegar lá primeiro com uma OVA (Oferta de Verdadeira Aquisição) em época de novo fôlego bolsista ..., com benção de comissões corporativas (cheias de tão brilhantes cabeças e valores erráticos) a olhar para novas Ofertas VA sobre as cimenteiras do futuro, onde já ficaram incinerados os relatórios técnicos independentes sobre tão polutas matérias ... ("isto só visto")!!!
Então, lá dei eu a pensar para comigo - la pensée du jour:

A higiene mais rica é a dos pobres!
A pobreza mais higiénica é a dos ricos!
A saúde menos rica é a pobreza!

Anomias de Hoje

Anomia versus Identidade Social
(Reeditado do "Novo Arco Íris"

Revisitando a anomia, precisamos de mais ciência social.

Creio ser este um tema suficientemente importante tanto para alunos, professores e outros participantes que queiram juntar-se à reflexão de um problema tão fundamental nas sociedades ditas industrializadas, de mercado capitaleiro e de direito pretensamente democrático.

Dicas metodológicas:
1. Consultar a bibliografia fundamental sobre a matéria (a começar, creio que obviamente, por Émile Durkheim;
2. Recorrer aos conceitos relacionados com a questão, designadamente:
a) processos de interacção social;
b) socialização/ enculturação;
c) comunidade, sociedade e identidade social;
d) estado de direito;
e) implicações diferenciais da dicotomia democracia representativa versus democracia participativa no comportamento social ;
f) comportamento anómico;
g) outros.
3. Discussão sobre a importância da apresentação pública dos resultados desta revisita.
4. Escolha de um modelode apresentação.
P.S. (em jeito de bicada): este suicídio (Sócrates e o cálice da cicuta) terá sido estudado por Durkheim?


O Prof. J Rodrigo Coelho