quinta-feira, junho 03, 2010

"Não me fechem a pátria!"



Os tais livrinhos antigos que eu bem dizia à minha amiga ...

Já aqui referi uma dessas amizades que se fazem nas redes sociais ...! Contava-lhe eu, um dia destes (via tele-conferência que estas tecno-manias vão cultivando por aí), para o outro lado do Atlântico onde mora o coração e a língua portugueses, que há livrinhos, alguns mesmo antigos, que lá contêm ensinamentos por muitos já julgados ultrapassados e inúteis, para se vangloriarem na feira das vaidades reformadoras com que tecem a desgraça angélica e disfarçadamente decretada, travestida de pseudo-progresso, com e sem tecno-choques ...!

Vem isto a respeito de mais um postal de JAM, que assim vos passo, a respeito da nossa desdita, cuja data se comemora daqui a uma semana. Entre outras razões, por causa da memória de um livrinho que eu também conheci, na minha primeira classe da primária. Oferecido pelo Estado, a quem não tivesse o meio escudo (50 centavos, de "caixa escolar") para o pagar (e não eram poucos)!



E, do centro da minha vimaranense terra mãe, lá andava eu dois quilómetros ruas acima, até ao alto de Stª Luzia, onde ficava a Escola, com a sacola de ganga , com o quadro de lousa armada em madeira e a respectiva pena, o saquinho com o pedaço de pão de milho e a laranja, ou a maçã ...! Para enfrentar os ensinamentos inesquecíveis de meu ido Professor Amílcar, que um dia nos levou a Amarante, ver as serras e a sua terra natal ...! Que tarde de passeio inesquecível!

Esses tais profes que, já na altura, ensinavam a ler, a escrever (sem erros ortográficos), a contar, a desenhar, e ... a respeitar! Isso mesmo! Aí, sim, a infracção dava mesmo reguada (eu ainda tenho a marca de uma, na minha mão). Mas aprendi, para o resto da vida, que chamar f.d.p. a um colega, e ainda dentro de uma sala de aula, não era uma atitude mesmo nada correcta. E mostrava uma falta de respeito por alguém que ali estava a tratar-nos com a dedicação e o carinho com que aquela alma nos tratava!

Sim, eu já era um pouco afortunado, por ter um Profe assim, uma saquinha com uma merenda assim, com um livrinho assim. E tudo isso porque havia Escolas assim!!!