quarta-feira, março 19, 2008

Meandros políticos da função pública

Relembrando o estudo dos fenómenos de contra-poder na Administração Pública.

José Maria Teixeira da Cruz

790 pp. Ed. 2002


"Estudo comparado das posições da Alemanha, Grã-Bretanha, França, Portugal e EUA em relação a alguns aspectos da função pública, tais como a influência do sector político na gestão de pessoal, as possibilidades de acesso dos funcionários ao poder político e o papel destes na tomada de decisões políticas."

Aniversário de Terrores

Quem são? Porque matam?

Começa assim o subtítulo do primeiro livro cujo lema aqui evoco neste aniversário de terrores. A primeira sinopse é, assim, elucidativa, retirada dos editores:

Os Homens do Terror
de Hans Magnus Enzensberger

Editor: Sextante
N.º de Páginas: 116


Sinopse:

"Será que há traços comuns entre o tresloucado solitário, que numa escola dispara em seu redor, e o criminoso de uma organização islamita clandestina? A mania das grandezas e a sede de vingança, a loucura humana e o desejo de morrer constituem uma mistura altamente explosiva na procura desesperada de um bode expiatório, até que o perdedor radical se revela e se castiga a si mesmo e aos outros."

E, já agora, por que não enquadrar o assunto em mais algumas das vertentes da sua análise, digamos numa perspectiva mais holística, que é bwem mais pertinente e rigorosa? Assim, propomos a leitura de mais esta novidade editorial:

GLOBALIZAÇÃO, DEMOCRACIA E TERRORISMO
ISBN: 978-972-23-3877-6
Nº de Páginas: 159
Data da 1ª Edição:8-1-2008

Sinopse:

"A presente colecção de ensaios constitui a tentativa por parte de um historiador – o mais lido actualmente – de analisar, compreender e retratar a situação em que o mundo se encontra neste início de um novo milénio. São textos incisivos e actualizados que suscitam a reflexão sobre os temas inspiradores dos maiores debates da actualidade não apenas entre as classes política e académica, mas entre todos nós – os efeitos da globalização, o estado da democracia e a ameaça do terrorismo. Num tempo em que a mudança sofre uma aceleração sem precedentes, o insight histórico de Hobsbawm revela-se vital para a compreensão da nova paisagem do século XXI e das possibilidades de uma nova ordem mundial."