quinta-feira, abril 03, 2008

Em Nome do Pai

Sobre a Justiça na Educação: um caso revelador de um Estado sem graça!

Veio-me à ideia, agora que revi no canal HWD o filme "Em Nome do Pai", e durante mais este período convalescente em que me encontro, após mais uma recaída dos esquemas kafkianos que os meandros situacionistas dos micropoderes subestatais da educação provocam a "inconvenientes" como eu ..., veio-me à ideia, dizia, a tentação de poder mostrar o que praticamente todos nós já vimos, na vida ou em representações dramatizadas: como se sente um inocente, culpabilizado de actos que o condenam, sistematica e impunemente (dado que quem promove estes procesos já foi indicado, em alegações finais de um processo, como sendo quem deveria estar a ser julgado ...). E nada melhor para o conseguir que através de algumas passagens deste filme, aqui evocado. Especialmente uma das últimas passagens, em que se mostra algo que, em julgamente, é omitido pela acusação, escondido da defesa! Para gáudio da vil condenação de alguém que se sabe inocente! Para se resguardarem do sistema, que teimam em querer defender! Para agradarem e mostrarem serviço que, de outra forma, só revelaria incompetência!




Por isso vou aqui mostrar, a partir de agora, em que irá consistir a campanha que, à semelhança do que também mostra no filme, talvez seja o único caminho para um desamparado social como eu conseguir fazer chegar a voz e a imagem da verdade às devidas instâncias da JUSTIÇA ! Chega de humilhação e instrumentalização! Teremos que VER o que se passa nas escolas de Portugal! Para bem de todos! Para mim, basta! (continua)

PS: E, já que estamos em ambiente cinéfilo, que tal revermos a mensagem de mais este filme (ficcionado) revelador dos meandros ocultos dos poderes instalados? Acho que vale a pena, sobretudo para quem nunca o viu! Também pela analogia que, a partir deste filme, podemos tecer relativamente aos meandros alienígenas de quem nos engana, oprime e controla! Vá, vá lá que vale a pena. Vá ...!