sábado, novembro 22, 2008

Memórias do passado que já era futuro!

Com um grande abraço cheio de afecto, "Do Minho a Timor"

Vejo, no relance em que chego a Guimarães, que já ninguém se vê nas vias públicas, aconchegados ao calor interior das casas. Mas no Centro Cultural Vila Flor está a acontecer o Guimarães Jazz 2008, com um cartaz (ver aqui) de nomes que ainda não conheço na sua maiora. 

No entanto, ressaltam-me dois nomes: 
- quinta-feira - Billy Harper (um sax tenor que já tinha conhecido no Dramático de Cascais, em 1980 ou 81, se a memória for precisa ... Billy all black Harper ...); 
- e, na sexta-feira, umas pitadinhas de Trio já algures ouvidas deste pianista Kenny Barron, a fazer-me lembrar um Trio (Buster Williams Trio) muito semelhante, de que ele fez parte, com o Buster Williams (contra-baixo)

Já que não posso dedicar a Dili "Someday my prince will come" - Tokudo (do Buster Williams Trio), eis aqui um trecho musical muito próximo do que aqui, em Guimarães, foi exibido,



com nova formação:

- novo baterista, Jonathan Blake:

- e o companheiro de há já uns anos de Kenny, e não menos espectacular contra-baixista, Kiyoshi Kitagawa (a nova formação Kenny Barron Trio)


Chegado a casa em terras do Cávado, dou de caras com umas mensagens evocativas desse novo movimento de pretensões armilares de que tantos comigo falam, lembrando outras tantas evocações que encontramos, por exemplo, no Tempo Que Passa. E então vejo porque quis relembrar em foto, também, este pedacinho de muralha, que evoca o lugarzinho de onde tudo isso nasceu:


Então voltei.
E lembrei as pedras de calçada com que ainda está pavimentado o jardim do centro do Largo do Toural, tal como as pisava desde menino que ia para a escola primária (porque será que lá está escrito o nome Lisboa ?), olhando a torre da Igreja (de S. Pedro) com o mesmo relógio de sempre, que assinalava aos urbanos desta terra as partes do dia com que avançavam os nossos quotidianos, e ainda a fachada da loja que teima em manter (mesmo que de lado) o nome de meus avós maternos ...!



Por tudo isto deixo aqui esta foto para memória do Kenny Barron Trio



E esta de agradecimento por toda a atenção que me dispensou (com acreditação de imprensa para realizar esta pequena sucessão fotográfica ao concerto) a Drª Marta Ferreira e todo o seu grupo de trabalho (é um exemplo de profissionalismo incrível, que me deixa orgulhoso de ser vimaranense ...!) do Centro Cultural Vila Flor!


Bem hajam! Obrigado Guimarães, minha terra querida (ainda me lembro do hino da minha terra natal)!!!

O Prof. José Rodrigo Coelho