sábado, março 22, 2008

"A Vida de Jesus Cristo" (Sem preconceitos, ao jeito cientológico)

Porque vivemos uma época de "eternos retornos", sejam ou não mitos ...!
E porque é Páscoa ...!

Acresce sempre algo à especificidade literária quando o tema seja de interesse universal ou para isso caminhe. Tal é o que acontece com este tema, numa primeira abordagem, tradicionalmente religioso. Mas, como é muito frequente nestas ciências que se ocupam do social e do humano, raro é encontrarmos assunto que não interesse a qualquer politólogo (basta termos sempre presente a sábia máxima de Marcel Mauss, para quem "todo o fenómeno social é um fenómeno social total").

É nestes termos que encontrei as afirmações para-científicas que, epistemologicamente, tornam a qualidade académica desta obra tão interessante quanto o seu tema. E porque vivemos tempos em que a necessidade de dedicação a grandes causas nos parece evidente, deixo aqui uma pequena análise desta obra, mas com a pretensão de lhe dar um sinal mais, um destaque merecido pela importância histórico-social das questões para as quais os autores também conseguiram, inequivocamente, deixar um contributo singular:

1º- Apresentação editorial da obra

2º- Sinopse (retirada da contracapa do livro)

3º- As questões fulcrais e as perspectivas axiológicas levantadas

4º- Índice dos conteúdos

1º-
ISBN: 978-972-23-3912-4
Nº de Páginas: 220
Data da 1ª Edição: 4-3-2008
Editorial Presença

2º- "A VIDA DE JESUS CRISTO

Augias, Corrado

Pesce, Mauro

Nos últimos cinquenta anos, novas descobertas arqueológicas e estudos filológicos têm permitido somar dados à tentativa de responder a uma das perguntas fundamentais da história da humanidade: quem foi, na verdade, em toda a sua dimensão concreta, o homem cuja existência viria a mudar o mundo de forma irreversível?
E foi precisamente para fazer uma síntese clara das últimas investigações sobre a vida e a mensagem de Jesus que Corrado Augias, jornalista e escritor, entrevistou Mauro Pesce, um dos mais notáveis biblistas italianos. Socorrendo-se tanto dos textos canónicos como dos apócrifos, ambos se debruçam, despojados de dieias preconcebidas, sobre questões acerca das quais muito se tem especulado e debatido nas últimas décadas.
O resultado é este livro que traz à luz alguns dos aspectos menos conhecidos, e decerto surpreendentes, da vida do homem real para além do mito e das efabulações. Um documento de indiscutível interesse, que vendeu 650 000 exemplares em Itália e será também publicado em Espanha, França e Brasil.
Corrado Augias, jornalista e escritor, é autor de diversos livros de sucesso e programas de televisão. Foi também deputado do Parlamento Europeu.
Mauro Pesce, é docente de História do Cristianismo na Universidade de Bolonha e eminente biblista, sendo autor de vários textos sobre o Novo Testamento."

3º- Questões fulcrais e axiologia

- É possível conhecer, concretamente, a vida e a mensagem do home que mudou o Mundo?

- As investigações despreconceituosas, baseadas em textos canónicos e apócrifos, não trarão a este trabalho características científicas ?

- O resultado do trabalho elaborado a partir dos dados desta pesquisa concede-nos horizontes de conhecimento sobre o assunto que estão para além dos mitos e das efabulações: "a pesquisa histórica não compromete a fé", nem deixa de pôr em causa "certas afirmações toscamente antieclesiásticas".

- Jesus era apenas um entre centenas de outros pregadores itinerantes?

- Foi Jesus ou Paulo de Tarso o fundador do cristianismo?

- Por que razão não ficaram vestígios daquela multidão de "profetas"?

- Onde, quando e de quem nasceu, realmente, Jesus?

- O que há a dizer sobre as semelhanças e a concorrência religiosa do mitraismo?

- Que razões encontramos para o êxito de lendas, mitos, livros e filmes sobre Jesus? A curiosidade, a ânsia generalizada de saber a verdade sobre Jesus.

- "É possível que as coisas se tenham realmente passado como refere a Vulgata das Igrejas cristãs?"

- Há ou não razões para julgar quem suprimiu dados históricos "porque era demasiado difícil fazê-los coincidir com o quadro que a doutrina construiu"?

- curiosidade e ciência, duas dimensões da procura da verdade que os dois autores em apreço souberam cruzar para, declaradamente e em boa-fé, colaborarem na feitura deste livro.

4º- Índice de Conteúdios

Preâmbulo: Muitas perguntas,algumas respostas de Corrado Augias

I. Primeira abordagem a Jesus

II. Jesus judeu

III. Os muitos aspectos de Jesus

IV. Jeusu político

V. É mais fácil um camelo

VI. Fariseus e outras polémicas

VII. O mistério do nascimento

VIII. Virgem mãe

IX. Jesus e os seus irmãos

X. Aqueles homens, aquelas mulheres

XI. Jesus taumaturgo

XII. As causas da detenção

XIII. O processo

XIV. A morte

XV. A ressurreição

XVI. Tolerância/ intolerância

XVII. Nascimento de uma religião

XVIII. O legado de Jesus

XIX. Novos evangelhos, antigas lendas

À procura da figura "histórica" de Jesus, de Mauro Pesce

Elementos de uma lesquisa, de Corrado Auguias

Bibliografia

Agradecimentos

Abreviaturas

Índice das citações bíblicas

Índice onomástico