sexta-feira, março 31, 2006

10 Livros Que Mudaram O Mundo

10 LIVROS QUE MUDARAM O MUNDO
Quando me propus lançar esta rúbrica, não me imaginei a inaugurá-la com a recomendação de uma antologia de textos críticos, baseados noutras tantas obras famosas sobre que versam. É um livro com uma estrutura, pelo menos para os meus horizontes bibliográficos, bastante original, mas não menos rico nos conteúdos. Acima de tudo, cada um dos respectivos temas está estruturado de forma a podermos entendê-los de acordo com os seguintes campos analíticos:


  1. Nota biográfica sobre o autor

  2. Contexto histórico da obra

  3. Impacto da obra na sociedade

  4. Pistas de exploração da obra

  5. Propostas de realização de actividades

  6. Bibliografia

  7. Websites

É com esta simples caracterização que posso apresentar esta bela obra, os “10 Livros que mudaram o mundo”, das edições Quasi. Nela poderemos ver, então, o interesse que mereceu o impacto que obras como O Príncipe, de N. Maquiavel, A Bíblia e o Corão, O Erro de Descartes de A. Damásio, A República de Platão, A Interpretação dos Sonhos de S. Freud, etc., tiveram na sociedade, tanto do seu tempo como , ainda, nos nossos dias.





Que esta leitura sirva, para muitos, de guia para o que se propôs: o entendimento de como estas leituras puderam, de facto, ter mudado algo no Mundo.