sexta-feira, junho 20, 2008

Portugal! País "emergente" ..., mesmo depois de mais uma 'humilhação'?!!!

Parece que as calendas acordaram!


Acordo, forçado por compromissos da minha agenda odontológica, com as notícias televisivas a evidenciarem como "Portugal acordou triste"! Como se os portugueses tivessem, pelo menos nos últimos tempos, motivos para andarem alegres ...?!!!

A não ser os que façam parte desse eventual país "emergente", de que nos fala o artigo do DN de hoje (embora já se saiba que a injustiça social, traduzida, no poder de compra, pelo cada vez maior fosso entre ricos e pobres - qual consequência dessa selvática globalização):
«Crise é um acessório que não se usa aqui
Luxo. A crise não parece afectar os bolsos de todos os portugueses. Mesmo caro, muito caro, na hora de comprar um produto de marca famoso, a emoção vence sempre a razão. O mercado do luxo, ao contrário de outros, está a viver dias de crescimento. (...)
Ao contrário de outros, "este é um mercado em rápida expansão em todo o mundo", alimentado pelas grandes e pequenas fortunas que estão a surgir na Rússia, mas também na China e em outros países emergentes, reconhece o empresário.»

Mas, parece ... que chegou o Verão!
Não querendo ser tão academicamente profundo como o artigo de hoje do Sobre o tempo Que Passa, direi que, de todas as anestesias (psicossociais ou outras), a do meu dentista é a que menos se sente! Afinal, em Portugal ainda há quem trabalhe, neste país pseudo-emergente!

Arre!!!?

Ainda à espera das verdadeiras calendas deste ano

Ainda à espera das verdadeiras calendas deste ano, aqui na capital deste antigo reino que fez "A Primeira Aldeia Global - Como Portugal Mudou o Mundo",

volto a agradecer toda a disponibilidade académica e pessoal a meu mui citado mestre e amigo JA Maltez ...! E vou lendo, como aqui referencio (passo a publicidade comercial), mais um desses livrinhos (que até nos hipermercados se vendem), agora traduzido em português de Portugal.
E, porque de retomar memórias que se vão perdendo se trata, parto desta evocação que tem a ver com as tais razões académicas, muito cúmplices de um renovar da nossa verdadeira esperança de fazermos algo pelo nosso cantinho do (deste) Céu, com a qual 'abro peito', a preceito (não vá algum cientista contestar, de boa ciência feita ?, as minhas boas intenções ...), e com esta evocação trago, também, à memória o que com todo este enredo se liga, desde o tal nome de Portugal, ao meu antigo companheiro de outros tempos de 'luta' AC Pinto, ao meu amigo e mui citado mestre JAM ...!
Bom, o melhor é, para eles (se o quiserem), pararem um minuto para ouvir esta daquela dupla musical que deu pelo nome de Simon & Garfunkel:



"Time it was, and what a time it was, it was
A time of innocence, a time of confidences
Long ago, it must be, I have a photograph
Preserve your memories, they're all that's left you"

Um abraço a eles, por tudo!