sexta-feira, janeiro 02, 2009

Depois de Ché ... bebi um chá!

Precisamos de um grande grito de Ipiranga!

Há dias vi, uma vez mais, num dos canais encabelados, o resumo dos dias revolucionários de nuestro comandante Ché Guevara! De como a realidade pode manchar e desmanchar os mais puros desígnios sentidos no mais profundo dos nossos corações (...)!
E, depois de umas quantas evocações que das últimas cogitadelas se têm aqui transcrito, dou de caras com mais esta 'oh pinadela':

"Cuba en el corazón"

Não sei se acontece o mesmo com toda a gente: o meu coração vai sempre uns metros à frente da minha razão; quando a razão chega, já o coração - ou lá o que é - partiu de novo.

Daí que tenha às vezes a impressão de que a minha razão (e no entanto sou, até em excesso, comummente racional) preside a uma ausência.

Na vida, só em raros momentos felizes razão e coração batem unanimemente, sem ressentimentos, pois se a razão é complacente, poucas vezes o coração se submete às considerações da razão.

A Revolução Cubana, que faz 50 anos, é um difícil conflito que tenho comigo mesmo. Ao longo dos anos, o meu coração, transbordante de jovens rebeldes descendo da Sierra Madre de rifles na mão e corações limpos, sangrou com Padilla preso e humilhado ("Diz a verdade,/ diz, ao menos, a tua verdade./ Depois, deixa que qualquer coisa aconteça"), com Arrufat, Reynaldo Arenas, Raul Rivero… "La sangre, no quería verla", e fechava os olhos.

Mas se o coração explica tudo, mesmo o inexplicável, a razão não. Cuba é hoje a recordação de algo íntegro e novo que, se calhar, nunca aconteceu senão dentro do meu coração.