quinta-feira, novembro 29, 2007

Sujeito objectivo

Cada um de nós é um pequeno universo dentro de si mesmo, apenas assim sentido e vivenciado, apesar de só observável pelos outros! Cada um de nós não se observa a si mesmo, pelo que aquilo que pensa de si mesmo só pode ser aferido por tudo quanto , em nós, se reflecte a partir dos outros e do que nos é exterior. Por outras palavras, cada um de nós apenas tem consciência do mundo dentro de si mesmo, independentemente de tudo quanto o mundo possa ser.



Mas, como o mundo não pode ser sem nós (sem o “eu” que há em cada um, pelo que o pensado só existe pela existência do pensante), só existe porque nós existimos (se eu não existisse, o mundo, através de e para mim, também não). Portanto, a vida, para mim, é tudo em que existo. Nada mais pode ser considerado, para mim, além disso. Além de mim, nada mais existe! O mundo que há para mim sou eu! Tudo o resto é o que me observa, que me é exterior!